Quem foi desligado da empresa onde trabalhava sem justa causa precisa conhecer quais documentos para Seguro Desemprego são necessários para solicitar o benefício. Hoje, vamos te mostrar quais documentos para Seguro Desemprego você deve apresentar. Continue conosco!
Para facilitar o acesso do cidadão aos seus benefícios foi criado o MEU INSS, uma plataforma de serviços online, que dá a oportunidade do cidadão fazer consulta, verificar serviços, fazer agendamentos, entre outras opções.
O Que é o Seguro Desemprego?
O Seguro Desemprego é um benefício criado para auxiliar todos aqueles trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Esse benefício é pago em dinheiro e o seu valor vai depender de dois fatores: o salário que o trabalhador recebia e o tempo que ficou empregado.
Nós sabemos como é difícil ficar desempregado, mas o mais difícil é não ter informação. Esse auxílio monetário só é pago ao trabalhador que cumprir todas as exigências do governo.
É preciso apresentar no prazo estipulado todos os documentos para Seguro Desemprego para pode receber esse benefício, caso contrário, o trabalhador perderá o direito.
O quanto antes o trabalhador apresentar os documentos para Seguro Desemprego, mais rápido será o processo de pagamento do benefício. Muitas vezes o trabalhador sequer sabe que tem direito a receber essa quantia em dinheiro.
Geralmente esse benefício é pago em 3 ou 5 parcelas, ou seja, a sua duração é temporária.
Requisitos
Você pode pensar que qualquer pessoa pode receber esse benefício, basta estar desempregada, mas infelizmente não é assim que funciona. Existem regras a seguir.
É importante que você saiba quais são os documentos para Seguro Desemprego necessários para apresentar e quais requisitos são exigidos.
Conheça os requisitos para solicitar esse benefício:
- O trabalhador deverá ter sido desligado da empresa sem justa causa
- Para solicitar o benefício pela primeira vez, o prazo de permanência no emprego deverá ser de 18 meses
- Caso o trabalhador esteja solicitando esse benefício pela segunda vez, o seu prazo de permanência na empresa deverá ser de 12 meses
- Na terceira solicitação, o prazo deverá ser de apenas 6 meses
Quem Pode Receber?
Como nós dissemos, não é qualquer pessoa que pode receber o benefício do Seguro Desemprego. Existem situações específicas que possibilitam que o trabalhador solicite esse benefício.
Abaixo listamos todas elas para você conhecer. Veja:
- Qualquer trabalhador que tenha sido desligado sem justa causa da empresa onde trabalhava
- Esse trabalhador deverá ser formal, pois exige-se a carteira de trabalho assinada
- Trabalhador que teve que ser desligado da empresa sem justa causa para poder realizar algum curso em nome da empresa e custeado por ela
- Período de pesca proibida dá o direito ao pescador de solicitar esse benefício
- Pessoas que tenham sido resgatadas de alguma situação em que foram obrigadas a realizarem trabalho escravo também podem ser beneficiadas
Como Solicitar e Receber Esse Benefício?
O procedimento para receber e solicitar esse benefício é muito fácil. Primeiro, você faz a solicitação ao órgão responsável e depois saca essa quantia em dinheiro.
Acompanhe nosso passo a passo para você aprender.
A solicitação desse benefício deverá ser feita em qualquer órgão responsável e que seja credenciado pelo Ministério do Trabalho. Poderá ser a Caixa Econômica Federal, o SINE ou o SRTE. É importantíssimo que você leve todos os documentos para Seguro Desemprego que são RG e CPF, Termo da Rescisão Contratual, comunicação de dispensa, requerimento do Seguro Desemprego e extratos do FGTS.
O valor do Seguro Desemprego pode ser depositado diretamente em sua conta da Caixa. Se você não possuir uma, é só dirigir-se até uma agência portando um documento com foto e realizar o saque.