out 242018

 

Quem foi desligado da empresa onde trabalhava sem justa
causa precisa conhecer quais documentos para Seguro Desemprego são necessários
para solicitar o benefício. Hoje, vamos te mostrar quais documentos para Seguro
Desemprego você deve apresentar. Continue conosco!
Para facilitar o acesso do cidadão aos seus benefícios foi
criado o MEU INSS,
uma plataforma de serviços online, que dá a oportunidade do cidadão fazer
consulta, verificar serviços, fazer agendamentos, entre outras opções.

O Que é o Seguro Desemprego?

O Seguro
Desemprego
é um benefício criado para auxiliar todos aqueles trabalhadores
que foram demitidos sem justa causa. Esse benefício é pago em dinheiro e o seu
valor vai depender de dois fatores: o salário que o trabalhador recebia e o
tempo que ficou empregado.
Nós sabemos como é difícil ficar desempregado, mas o mais
difícil é não ter informação. Esse auxílio monetário só é pago ao trabalhador
que cumprir todas as exigências do governo.
É preciso apresentar no prazo estipulado todos os documentos
para Seguro Desemprego para pode receber esse benefício, caso contrário, o
trabalhador perderá o direito.
O quanto antes o trabalhador apresentar os documentos para
Seguro Desemprego, mais rápido será o processo de pagamento do benefício.
Muitas vezes o trabalhador sequer sabe que tem direito a receber essa quantia
em dinheiro.
Geralmente esse benefício é pago em 3 ou 5 parcelas, ou
seja, a sua duração é temporária.

Requisitos

Você pode pensar que qualquer pessoa pode receber esse
benefício, basta estar desempregada, mas infelizmente não é assim que funciona.
Existem regras a seguir.
É importante que você saiba quais são os documentos para
Seguro Desemprego necessários para apresentar e quais requisitos são exigidos.
Conheça os requisitos para solicitar esse benefício:
·
O trabalhador deverá ter sido desligado da
empresa sem justa causa
·
Para solicitar o benefício pela primeira vez, o
prazo de permanência no emprego deverá ser de 18 meses
·
Caso o trabalhador esteja solicitando esse
benefício pela segunda vez, o seu prazo de permanência na empresa deverá ser de
12 meses
·
Na terceira solicitação, o prazo deverá ser de
apenas 6 meses

Quem Pode Receber?

Como nós dissemos, não é qualquer pessoa que pode receber o
benefício do Seguro Desemprego. Existem situações específicas que possibilitam
que o trabalhador solicite esse benefício.
Abaixo listamos todas elas para você conhecer. Veja:
·
Qualquer trabalhador que tenha sido desligado
sem justa causa da empresa onde trabalhava
·
Esse trabalhador deverá ser formal, pois
exige-se a carteira de trabalho assinada
·
Trabalhador que teve que ser desligado da
empresa sem justa causa para poder realizar algum curso em nome da empresa e
custeado por ela
·
Período de pesca proibida dá o direito ao
pescador de solicitar esse benefício
·
Pessoas que tenham sido resgatadas de alguma
situação em que foram obrigadas a realizarem trabalho escravo também podem ser
beneficiadas

Como Solicitar e Receber Esse Benefício?

O procedimento para receber e solicitar esse benefício é
muito fácil. Primeiro, você faz a solicitação ao órgão responsável e depois
saca essa quantia em dinheiro.
Acompanhe nosso passo a passo para você aprender.
A solicitação desse benefício deverá ser feita em qualquer
órgão responsável e que seja credenciado pelo Ministério do Trabalho. Poderá
ser a Caixa Econômica Federal, o SINE ou o SRTE. É importantíssimo que você
leve todos os documentos para Seguro Desemprego que são RG e CPF, Termo da
Rescisão Contratual, comunicação de dispensa, requerimento do Seguro Desemprego
e extratos do FGTS.
O valor do Seguro Desemprego pode ser depositado diretamente
em sua conta da Caixa. Se você não possuir uma, é só dirigir-se até uma agência
portando um documento com foto e realizar o saque.

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