Muito em breve o MEC – Ministério da Educação divulgará as primeiras informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – enem 2024. Neste artigo os estudantes que pretendem participar poderão entender a Correção da Redação do enem 2024. Confiram:
As inscrições do enem 2024 estarão disponíveis já em maio e poderão ser efetuadas somente através da internet, e exclusivamente no site oficial do exame ().
As provas serão aplicadas no mês de outubro, já que 2019 não se trata de um ano eleitoral. As datas exatas da aplicação das provas serão divulgadas em breve pelo MEC, através do Cronograma do Enem 2019.
Serão aplicadas no primeiro dia (sábado) as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. A duração das provas no primeiro dia é de quatro horas e trinta minutos.
Já no segundo dia (domingo) serão aplicadas 45 questões de Matemática e outras 45 de Linguagens e Códigos, além da aguardada Redação do Enem 2019. Por conta da aplicação da redação a duração das provas no segundo dia será de cinco horas e trinta minutos.
Muitos estudantes não entendem ou não conhecem e buscam antes mesmo da aplicação das provas como é feita a Correção da Redação do enem 2024. Veja abaixo como funciona:
Entenda a Correção da Redação
No Enem cada texto é avaliado por dois corretores, que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200
pontos em cada uma das cinco competências abaixo:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; e
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
A nota final da redação do enem 2024 é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.
Considera-se discrepância a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando elas diferirem, no total, por mais de 100 pontos ou a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das cinco competências.
Neste caso a redação será avaliada por um terceiro avaliador e a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.
Porém se a discrepância ainda continuar depois da terceira avaliação a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.
O que você acha da Correção da Redação do enem 2024? Deixe seu comentário abaixo. Boa sorte!